Como muita gente fica curiosa pra saber como é meu processo de trabalho, vou aproveitar essa ilustração do post passado e explicar um pouco mais como funciona desde o pedido até a arte final, tá? Vem comigo!
1. O Esboço:

Esse foi um esboço rápido que eu fiz pra Nanda pra ela visualizar a ideia geral. Após revisar, ela me pediu pra reverter a imagem e dar mais ênfase à filha, que deveria ficar em primeiro plano, entre outras coisinhas.
2. A Digitalização:
Essa é a parte quando o desenho sai do papel e se torna digital, através do Photoshop ou do Illustrator, dependendo. Pra isso, eu uso um tablet Wacom que vem com uma caneta digital, assim não preciso desenhar tudo usando o mouse, e daí eu redesenho tudo usando o esboço escaneado como base. Nessa etapa eu aproveito pra caprichar bem nos detalhes, refinar as expressões, fisionomias e proporções. Se houveram muitas mudanças, como foi nesse caso que eu melhorei bastante as fisionomias, acrescentei o fundo e tal, eu envio novamente pra cliente pra saber se está tudo okay pra eu continuar.
3. O Colorido:
Uma vez que está tudo aprovado, é hora de colocar cores e depois sombras e luzes. Essa é a parte que eu mais gosto! 🙂
4. Adição do fundo e detalhes finais:
Não é sempre que eu deixo o fundo por último, mas nesse caso eu preferi, já que tinham muitos elementos e cores pra compor. No caso dessa ilustração, sugeri um fundo mais leve e rabiscado pra não carregar demais a arte final. Todo esse processo pode tomar de 2 a 4 dias de trabalho, (considerando que eu não trabalho o dia todo), o que depende muito da complexidade da ilustração e do número de pessoas desenhadas.
E aí, gostou? 🙂