Pra minha grande surpresa e decepção, eu tenho visto por aí um número crescente de blogs e fanpages que usam imagens de artistas ou fotógrafos para ilustrar seus posts, mas ao invés de darem os créditos a eles, dão créditos ao Google, Pinterest, Flickr ou Facebook.

Gente, fazer isso é o mesmo que citar a passagem de um livro, mas dar crédito à biblioteca!

Além de ilegal (oi direitos autorais!), isso é muito feio e tosco! O Google não criou as imagens, ele apenas a encontrou pra você! Seja cuidadoso e considerado com as pessoas que tiveram o trabalho e talento pra criar estas imagens que você quer usar no SEU blog, fanpage ou website e coloque os devidos créditos!

Como fazer?

Confira a fonte

Clique na imagem e confira se ela contém o nome ou link pra pessoa ou empresa que a criou. Caso ela tenha sido postada em um blog ou no Pinterest sem os devidos créditos (buuuu!), então faça uma pesquisa rápida.

Pesquisa rápida no Google Imagens

1. Clique sobre a imagem com o botão direito do mouse e abra em outra aba ou janela. No exemplo abaixo, eu fiz uma busca no Google por “menina soltando pipa”. A minha imagem apareceu. Nesse caso ela já tem o nome e link pra minha página (fácil de dar os créditos), mas se a imagem que você quer usar não tiver, copie sua URL – indicada no retângulo vermelho da figura abaixo.

exemplo1
2. Em seguida, abra o Google Imagens e clique no ícone de máquina fotográfica.

Screen Shot 2014-02-16 at 1.59.29 PM

3. Cole ali a URL e clique em Buscar Imagem. Caso você tenha a imagem salva no seu computador, faça o upload dela.

Screen Shot 2014-02-16 at 1.58.51 PM

Pronto! Com isso o Google vai te mostrar todos os lugares onde a imagem já foi postada e certamente um deles é o website do artista ou fotógrafo que a criou. Com um pouco de paciência você encontra.

Agora, se você fez essa pesquisa e não encontrou a fonte, então que tal escolher outra imagem que tenha?

Os artistas e fotógrafos agradecem de coração!

4 Responses to Compartilhe com amor
  1. Adorei Lu! Muitas vezes por ignorância acabamos dando crédito realmente pra pinterest…google!
    beijão

    • Pois é, Tami! Eu acho que os casos que a pessoa realmente não sabe e tenta dar referencia por achar que está fazendo certo, é totalmente perdoável. O problema é quem faz isso por preguiça de ir atrás da fonte ou até por maldade (me refiro aos casos onde até removem a logo das imagens).

      Mas no mais, é vivendo, aprendendo e tentando fazer certo, ne? 😀

      Beijos!!!

  2. Oi Lu, tudo bem?
    Bom é vir aqui novamente!
    Isso é demais, uns esquecem ou não que ilutrações e fotos tem um um DONO e que precisam receber os créditos por isso! Estou cansada de perguntar em muitos blogs: De que é issa ilustra? De que é essa foto? Quase sempre dizem acharam o google, mas o google não é banco de arquivos grátis, sei q muitos não fazem por mal, é complicado.
    Parece as vezes que só os textos devem ter créditos!!!
    Vou compartilhar depois sua postagem no Face, Lu!
    Bjs

    • Muito obrigada, Paty querida! Saudades de vc! Nessa vida tão corrida, só tenho visto os trabalhos que vc posta no facebook, mesmo assim de vez em quando! Fico muito feliz pelo apoio e se puder divulgar, melhor ainda!

      Grande abraço,

      Lu


[top]

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *